gemeoss

“Sempre fui fascinada por gêmeos”. Assim a fotógrafa Dadá Cardoso abre a introdução do novo projeto propriamente denominado Gêmeos. Da fascinação pela simetria e comportamento misterioso, quase uma aura mística que envolve os irmãos que partilham o nascimento, surgiu a ideia de constituir o ensaio fotográfico.
Dadá conta que saia à caça de seus novos personagens. “Andava pelas ruas buscando obsessivamente. Parava amigos apenas conhecidos na calçada, sonhava com gêmeos”. Com os objetos, ou humanos, artísticos definidos e os registros fotográficos realizados, nasceu um ensaio que dispensa o exotismo dos fotografados e se diverte com o ineditismo que cada imagem pode proporcionar.
Elas narram as histórias de cada par. Alguns se mostram por inteiro, de alma e corpo (como o caso de Rute e Raquel Rodiske, que posam seminuas para a capa), outros se escondem dentro das próprias semelhanças e roupas (os engravatados André e Christian Mattar Saigh). A graça é mesmo ficar procurando cada detalhe que os aproxime ou separe, imaginar as personalidades apenas pelos registros. E todos saíram do mesmo lugar: a barriga, perceptivelmente grávida, que inicia o livro.
Gêmeos possui prefácios dos médicos Alexandre e Ricardo Ghelman e dos comediantes Paulo e Chico Caruso, fundadores do sindicato dos gêmeos, que se prepõem a unir ciência e humor. Entre as fotos, todas congeladas no tempo com a técnica preto e branco, estão gêmeos famosos como as nadadoras Bia e Branca e Joana e Helena Cardoso, netas do ex-presidente Fernando Henrique.

por Eric Campi

Fonte: http://revistacult.uol.com.br/home/2016/08/gemeos/